Biografia

DKB (다크비) é um boygroup de oito membros e um ex-membro formado pela Brave Entertainment. O acrônimo 'DKB' significa Dark Brown Eyes — nove garotos asiáticos de olhos castanhos que vão alcançar o mundo, e DarkBee — podendo representar Abelha Escura, de acordo com a tradução do inglês, ou Chuva Escura, conforme a escrita em coreano.

O grupo foi anunciado oficialmente em 30 de agosto de 2019 e filmes promocionais dos membros foram divulgados nos meses de outubro e novembro do mesmo ano.

A estreia oficial ocorreu em 03 de fevereiro de 2020 com o mini álbum 'YOUTH' e a música título 'Sorry Mama'. YOUTH foi o álbum introdutório de uma série de quatro partes que conta a história da juventude em relação ao amor, a vida, crescimento e amadurecimento buscando quebrar padrões. Os integrantes E-CHAN, D1, GK e TEO participaram da autoria, composição e criação da coreografia de todas as canções de estreia obedecendo à uma de suas principais características: o de ser um self-produced idol group. A b-side 'Samsung' foi escrita por GK para uma avaliação mensal de quando ainda era trainee, a música foi tão apreciada que passou a fazer parte do álbum de estreia do grupo. Além disso, a coreografia da música título ganhou destaque entre o público pelos saltos acrobáticos realizados pelos membros D1 e TEO. A estreia demonstrou qual seria a sonoridade futura do grupo baseada em elementos do Hip Hop, Trap e R&B.

Em 25 de maio de 2020 o grupo realizou seu primeiro comeback com o 2º mini álbum 'LOVE' e a música título 'Still' (오늘도 여전히), vendendo mais de 8 mil cópias. Assim como no primeiro mini álbum, os membros E-CHAN, D1, GK e TEO participaram da composição e produção das músicas. Enquanto sequência do álbum anterior, LOVE fala sobre arrependimentos na vida amorosa, o movimento de se apaixonar por uma amiga e o sentimento de amar alguém novamente. O alcance internacional rendeu ao grupo seu primeiro prêmio, o 'New K-Wave Next Artist'  no 2020 Soribada Awards, realizado em agosto.

Dando continuidade ao sucesso de alcance mundial, o grupo realizou seu segundo comeback em 26 de outubro de 2020 com o 3º mini álbum 'GROWTH' e a música título 'Work Hard'. O álbum vendeu mais de 7 mil cópias, enquanto o MV alcançou mais de 10 milhões de visualizações na primeira semana de lançamento aumentando a popularidade do grupo. Em GROWTH os membros E-CHAN, D1, GK e TEO foram creditados na composição e letras de três b-sides: Take Care, Eraser e No More. Dando continuidade a história contada pelos dois primeiros álbuns, GROWTH conta uma história de jovens crescendo e avançando em direção ao futuro através do amor e da separação. A b-side 'Tell Me Tell Me' recebeu tanto carinho dos fãs que acabou conquistando um vídeo especial.

Em 2021 o DKB lançou seu primeiro álbum completo. 'The dice is cast', lançado em 30 de março, é um compilado de 7 músicas de sucesso dos álbuns anteriores e 3 músicas novas, incluindo a música título 'ALL IN'. Os membros E-CHAN, D1, GK e TEO também foram creditados na composição das músicas novas. O sucesso do grupo rendeu duas conquistas: o prêmio de 'Male Group Singer' no 27º Korea Entertainment Arts Award e a estreia da canção em #100 nos charts da Bugs. A canção chamou bastante atenção do público mais antigo do K-Pop, devido a sua semelhança com o tipo de produção característica da 2ª geração do gênero.

Na história final da série de quatro partes, DKB, que ganhou iluminação através da juventude e crescimento através do amor e da separação, arrisca tudo e entra numa batalha em grande escala. O primeiro álbum completo, conta a história de jovens que alcançaram a iluminação através do amor, da separação e de várias emoções e se propuseram a encontrar o amor verdadeiro de uma forma mais madura. 

Após 7 meses do lançamento de TDIC, DKB realizou seu quarto comeback com o primeiro single álbum 'Rollercoaster'. O single quebrou o recorde de melhor primeiro dia de vendas do grupo com 525 cópias em apenas 6 horas de contagem, vendendo quase 7 mil cópias no total. Com a canção, o grupo conquistou seu terceiro prêmio, o de 'Focus Singer Award' na 6ª edição do Asia Artist Awards. Rollercoaster também foi a primeira música do grupo a estrear no Top 100 do MelOn.

Em abril de 2022 o grupo anunciou seu 5º comeback com o mini álbum 'REBEL'. Contendo quatro músicas, incluindo o remix da title 'Sober', o álbum foi lançado no dia 28 do mesmo mês. O showcase de lançamento foi realizado no famosa Blue Square Theater em Seul. Os meninos que cantavam sobre o amor e o crescimento da juventude rebelaram-se com ousadia, buscando uma transformação única. Muitas vezes, os rebeldes são rotulados com uma percepção negativa de que não cumprem as regras e convenções estabelecidas e causam problemas. Contudo, sem rebelião e resistência, não podemos enfrentar uma nova fase. DKB não se conforma com o status quo e tenta um novo salto rompendo com sua imagem existente através de seu quarto mini álbum.

O mini álbum alcançou ótimas posições mundialmente no iTunes, ficando em 7º na Turquia e Tailândia, conquistando seu 1º lugar no Chile, além de estrear em 108º no Worlwide iTunes Charts. Tratando-se de vendas, foi o primeiro álbum do grupo a ultrapassar mais de 10 mil vendas totais, com mais de 8 mil cópias sendo vendidas na Coreia e 3 mil no Japão. O álbum acabou debutando em 1º lugar no Oricon e na Billboard Japan.

O grupo realizou seu retorno seguinte em 25 de agosto de 2022 com o quinto mini álbum 'Autumn'. Contendo quatro novas músicas e o instrumental da música título '넌 매일 (24/7)', rendeu mais de 7 mil vendas físicas. O álbum também contou com a primeira música solo de um membro do grupo — 'Bubble' é composta e interpretada por D1, um dos líderes do grupo. Este álbum captura totalmente os visuais maduros e o crescimento musical do DKB, bem como suas emoções mais profundas. 

lguns dias após o lançamento de Autumun, o grupo iniciou a sua segunda turnê. Com a MEET & LIVE: GRAND AMERICA, o DKB realizou shows nos Estados Unidos, Porto Rico, México, Chile, Canadá e Brasil. Em terras brasileiras a turnê passou por 3 cidades brasileiras, sendo elas São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba. Confira mais fotos e vídeos durante passagem do grupo no Brasil através da tag #DKBinBrazil no X. 

Com o fim da turnê, o grupo recebeu um período de férias da empresa até o início do ano seguinte. Em fevereiro de 2023 o grupo foi anunciado como um dos participantes do reality Peak Time da JTBC. Traduzido literalmente para horário do pico, o reality visava oferecer a boygroups que já haviam debutado uma nova chance de se tornarem mais conhecidos doméstica e internacionalmente com transmissão simultânea na Coreia do Sul, Japão e para outros países através do TikTok. Com 24 grupos no total, em que cada um correspondia a um horário do dia, o DKB foi apresentado como o Team 08:00. O grupo chegou até a fase final do programa ficando em 4º lugar e teve seu nome revelado ao público. Durante o programa o grupo chamou a atenção pelas grandes performances cheias de energia.

Por ter chegado a final do programa, o grupo também conquistou a chance de realizar uma turnê internacional junto aos outros grupo do TOP 6 do Peak Time. Além disso,  o grupo teve a oportunidade de performar uma música produzida por JOOHONEY, membro do famoso grupo MONSTA X, do qual os membro do DKB também são fãs.

O reality show realmente acabou se tornando uma virada de chave para o DKB que desde a estreia vem lutando pelo reconhecimento de seus talentos. Em 14 de junho, dois meses após o fim do programa, o grupo lançou seu sexto mini álbum 'I Need Love' com música principal de mesmo nome. INL apresentou quatro novas músicas aos fãs, nas quais E-CHAN, D1, GK e TEO foram creditados na composição das b-sides Feeling e 1 on 1.

O álbum vendeu mais de 55 mil cópias no total — 53 mil na Coréia do Sul e 2 mil no Japão. Sendo o maior sucesso da carreira, a música alcançou o 1º lugar no iTunes Brasil e entrou no top 10 de outros x países (Singapura, Dinamarca, Filipinas, Portugal, Peru, Indonésia, Espanha, Tailândia, Bolívia, Rússia), enquanto o mini álbum também alcançou grandes resultados ficando em 1º lugar no iTunes brasileiro e charteando em países como Dinamarca, Itália, Malásia, Taiwan, Turquia, Canadá, Brunei, Estados Unidos, Hong Kong e Japão. Nos charts coreanos a música title e o álbum também tiveram o melhor desempenho do grupo, conquistando o ficando em 3º lugar no Latest Songs do MelOn e em 1º no Latest Albums da mesma plataforma. No Genie e Vibe, o grupo ficou em 2º lugar nas paradas de mesmo nome, enquanto que no Bugs ficou em 10º lugar.

Exatos dois meses após o grande retorno, o grupo realizou seu retorno com o álbum repackage 'We Love You' contendo as mesmas músicas do I Need Love com acréscimo de outras três, incluindo a música título 'Told You' que recebeu uma versão em inglês 'All Yours'. O álbum vendeu mais de 30 mil cópias na Coreia e teve a segunda música do DKB a encabeçar o iTunes Brasil ficando em 1º lugar. 

Em 6 de novembro de 2023 a empresa Brave Entertainment, que administra a carreira do DKB, anunciou que TEO deixou o grupo após ser pego dirigindo sob efeito de bebida alcoólica. TEO publicou uma carta de despedidas no fancafe se desculpando com os fãs e avisando que decidiu sair do grupo para não prejudicá-lo por conta de seu erro.

Sete dia depois, em 13 de novembro, o DKB anunciou oficialmente seu retorno com o 7º mini álbum 'HIP', tendo como novidade a gravação do MV da música title 'What The Hell' sendo realizada em Los Angeles, Estados Unidos. O álbum contém as aspirações daqueles que querem escapar do olhar e dos padrões dos outros, descobrir o seu verdadeiro eu e crescer com integridade.

ACOMPANHE O DKB EM SUAS PÁGINAS OFICIAIS

Twitter
Instagram
TikTok
Facebook
YouTube
Spotify
Link
Link
Link
YouTube